φ Mitologia Grega φ

O que é Mitologia?

Atualmente, a compreensão do valor dos deuses gregos é possível através dos relatos contidos nos mitos, que são narrações de verdades essenciais para a compreensão da natureza, do universo, do ser humano e da sociedade. Ao conjunto de mitos dá-se o nome de mitologia, que constitui a memória de uma soma de valores e de uma espécie de conhecimento.

Conhecendo a importância da Mitologia para a história da Filosofia, e do quanto os Mitos são curiosos, faremos uso do espaço para contarmos alguns.

Mito de Narciso

Narciso era um rapaz muito bonito e indiferente ao amor. Quando nasceu, seus pais Céfiso e Liríope, perguntaram ao adivinho Tirésias qual seria o seu destino. A resposta foi que ele teria uma vida longa se não visse o próprio rosto. Muitas moças se apaixonaram por Narciso, mas ele não se interessou por nenhuma. A ninfa Eco, inconformada com a indiferença, afastou-se para um lugar deserto onde definhou até que restassem somente seus gemidos. As moças desprezadas pediram vingança aos deuses. Com pena delas, o deus Nêmesis, induziu Narciso a debruçar-se numa fonte de água depois de um dia de caça. Foi quando viu seu rosto e apaixonou-se pela própria imagem. Permaneceu nessa posição até morrer. No local de sua morte nasceu uma flor de beleza singular.

Fonte: Dicionário de Mitologia Grega e Romana; Jorge Zahar Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário